Semana Santa em Minas Gerais é coisa séria. Da capital Belo Horizonte a Serra da Saudade, a menor das 853 cidades mineiras, todo o estado é tomado por celebrações religiosas, manifestações culturais e tradições centenárias durante o feriadão, que para muita gente começa já na próxima quinta-feira (28/3) e vai até o Domingo de Páscoa (31/3).
Durante a Semana Santa, a cidade no Vale do Jequitinhonha revive uma tradição de mais de cem anos: a Guarda Romana, um patrimônio cultural do município que encena os passos e a paixão de Jesus Cristo. Usando escudos e alabardas, um grupo de mais de 80 homens sai pelas ruas do centro histórico marchando lentamente em procissão. Ao caminhar, os fiéis batem fortemente os pés e as alabardas no chão, provocando um efeito memorável.
O feriado na cidade tem ainda outras tradições, como os tapetes coloridos pelas ruas, procissões religiosas, execução de músicas sacras dos séculos XVIII e XIX e apresentação de corais e orquestras. Um ponto alto na programação costuma ser o Concerto do órgão histórico da Igreja de Nossa Senhora do Carmo.
Centralina
A pequenina cidade na região do Triângulo Mineiro, o fim da Quaresma é celebrado com uma agenda recheada de eventos na Paróquia Cristo Rei e Nossa Senhora do Carmo, a igreja matriz do município. A programação de atividades vai de procissões a cerimônia do lava-pés, passando por vigílias, exibição de filmes e, claro, a encenação da Paixão de Cristo.
São João del-Rei
A cidade histórica, parte da Estrada Real, tem nos tapetes devocionais, feitos com os mais diversos materiais, como serragem, farinha de trigo, pó de café, flores e cal, uma de suas maiores tradições da Semana Santa. Os desenhos elaborados, com motivos religiosos ou não, se estendem por diversas ruas e acessos a igrejas. A programação para o feriado inclui ainda procissões, apresentações de corais e orquestras, encenação da Paixão de Cristo e a Cerimônia do Ofício de Trevas.
Marilac
Localizada no Vale do Rio Doce, Marilac se agita na Semana Santa com uma antiga tradição folclórica de raízes religiosas, a Farra do Boi. A comunidade se divide em blocos e sai pelas ruas da cidade à meia-noite do Sábado de Aleluia (30/3), levando bonecos gigantes e bois artesanais. Enquanto um grupo segue atrás de um boneco intitulado Judas cantando repentes nas portas das casas dos moradores, os outros blocos correm dos “bois” pelas ruas. A festa dura dois dias. Na noite de sábado haverá shows e no domingo, durante o dia, a queima do Judas.
Belo Horizonte
A capital também tem programação especial para o feriadão, como a exposição de arte no Palácio da Liberdade, a mostra de cinema no Cine Humberto Mauro, concerto de música litúrgica no Palácio das Artes e a encenação “Via Sacra da Liberdade”, no Circuito Liberdade, no Centro da cidade. Os momentos marcantes de Jesus na Via Crucis serão representados na Sexta-feira da Paixão (29/03), a partir das 19h, com ponto de partida em frente ao prédio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha). Dali, segue em cortejo pela alameda da praça, passa pelo Palácio da Liberdade e termina na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem.
São João Nepomuceno
A programação do feriado religioso no município da Zona da Mata mineira inclui missas, procissões na zona urbana e rural, apresentação teatral e cantos, entre outras atividades. Um dos eventos mais tradicionais, que acontece há mais de 30 anos, é a apresentação da Paixão de Cristo pela Cia de Teatro Novos Horizontes, na sexta-feira. Já no o domingo de Páscoa (31/3), é dia de acordar bem cedo para acompanhar a procissão pelas ruas do centro da cidade celebrando a ressurreição de Jesus, que tem início às 5h.
Caeté
Pertinho da capital, a Semana Santa é celebrada entre ladeiras, praças e igrejas do Centro Histórico de Caeté, com procissões, missas e sermões. Mas a grande atração da cidade fica na zona rural. Durante o período, o Santuário da Basílica de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais, na Serra da Piedade, localizado a 48 km da capital mineira e a 16 km do município de Caeté, é um importante local de peregrinações, com missas diárias.
Baependi
Na charmosa cidade do Sul de Minas, a partir das 21h30m de quinta-feira (28/3), acontece a encenação “Paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo”, nas praças da Igreja do Rosário e da Igreja da Boa Morte. Durante a Semana Santa, procissões, cerimônia do lava-pés e apresentação de músicas sacras dos séculos XVIII e XIX completam a programação religiosa, especialmente no Santuário da Imaculada Conceição da Beata Nhá Chica.
Januária
Na sexta-feira (29/3), a encenação da Paixão de Cristo, na Praça Romão da Mota, será realizada no distrito de Brejo do Amparo pela própria comunidade. O espetáculo faz parte da programação da Semana Santa na cidade do Norte de Minas, celebrando as tradições e culturas em torno do feriado religioso cristão. Realização da Via Sacra, procissões, vigílias e uma exposição sobre a Semana Santa também integram a agenda.
Serra da Saudade
A Semana Santa não passa em branco nem mesmo na menor cidade do Brasil em termos de população, com apenas 833 habitantes, segundo o Censo 2022. Na encenação da Paixão de Cristo, na Praça do Carmo, a comunidade se reúne para apresentar o espetáculo. Alunos da rede municipal se vestem para a montagem do teatro mostrando as últimas horas de Cristo na cidade do Centro-Oeste mineiro.