Acordo é o maior do mundo em capacitação da gigante da tecnologia chinesa, que também irá implementar wi-fi em mais de 2 mil escolas; governador se reuniu com representantes da empresa em sua sede em Xangai
Durante missão oficial à China, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, se reuniu com representantes da empresa de tecnologia chinesa Huawei onde foram confirmadas as parcerias entre o Estado e a companhia na área da educação.
Mais de 70 mil professores da rede estadual serão treinados em Tecnologia da Informação e Comunicação, com objetivo de replicar esse conhecimento em sala de aula com capacidade de impactar 1,3 milhão de alunos.
O objetivo é que os jovens mineiros avancem nos conhecimentos sobre a revolução digital que estamos vivendo, para que estejam cada vez mais preparados para as novas opções no mercado de trabalho que se apresentam a partir dessa grande mudança.
No encontro, também foram apresentadas ações do programa Wi-fi nas Escolas, que também está sendo implementado em parceria com a Huawei e vai permitir conexão de alta qualidade em 2.197 escolas.
Ainda foram discutidas a ampliação dessa parceria para outras áreas do Estado e apresentadas as novas soluções tecnológicas que serão implementadas ao longo dos próximos anos com o avanço da tecnologia 5.5G.
“Foi um encontro muito produtivo que mostrou que estamos no caminho certo para podermos ter muitos avanços nos serviços públicos a partir da melhoria da tecnologia. Estamos avançando na educação e queremos agora ampliar para outras áreas do Estado, como saúde e segurança”, concluiu o governador Romeu Zema.
“O estado é o primeiro do Brasil no qual a Huawei ICT Academy ultrapassa os muros da universidade para habilitar professores de ensino médio no sentido de ajudar a inclusão digital do povo mineiro. Mostramos, aqui em Xangai, que estamos contribuindo com novas tecnologias para conectar instituições e indústrias com mais eficiência”, comentou Sun Baocheng, CEO da Huawei Brasil, sobre ações de investimento em MG.
“Além da nossa cooperação na educação, podemos conversar futuramente sobre o fornecimento de novas soluções para saúde, segurança e transformação de energia”, concluiu.
A ação conjunta entre a conectividade das escolas e formação dos professores vai permitir um melhor acompanhamento por parte da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) das atividades desenvolvidas nas escolas e desempenho dos alunos.
A evolução vai permitir uma maior padronização na qualidade de educação que é levada para cada criança e jovem mineiro. Parte do material pedagógico da rede de ensino mineira, como plano de aula, atividades, jornal interativo, já são digitais, assim como o diário escolar elaborado pelos professores e diretores.
A previsão é que até junho de 2024 todas as 2.197 escolas já estejam com o wi-fi de alta tecnologia em funcionamento. A partir dessa conexão são abertas portas para ampliar a atuação tecnológica nas escolas. Uma delas pode ser a implementação da tela digital, que substitui o quadro de sala de aula.
Ela funciona como um grande tablet interativo, que amplia as capacidades de atuação dentro da sala de aula e facilita o armazenamento das informações por parte do aluno.
Uma das funcionalidades é que com a leitura de um QR Code, o aluno poderá baixar ao final da aula todo conteúdo apresentado na tela para consulta em estudos posteriores. Duas telas foram cedidas pela Huawei à Secretaria de Estado de Educação para testes.
Huawei em Minas Gerais
A Huawei atua em Minas Gerais desde 2001 e mantém dois escritórios no estado, um em Belo Horizonte e outro em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, além de um Centro de Logística e Distribuição em Extrema, no Sul do estado.
A empresa também conta com uma parceria junto ao Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) em Santa Rita do Sapucaí, também no Sul de Minas, desde 2004.
Além desse acordo, o Governo de Minas Gerais e a Huawei vão analisar a possibilidade de uma possível expansão da cooperação para outras áreas do governo, com possíveis intercâmbios de especialistas em soluções.
Também participaram do anúncio o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Aro, o CEO da Invest Minas, João Paulo Braga; o diretor da agência, Ronaldo Barquette, e o gerente da Invest Minas, Ivan Gonçalves Pinto Junior.
Estiveram presentes os deputados federais Hercílio Diniz e Eros Biondini, além dos deputados estaduais Alencar da Silveira Junior, Antônio Carlos Arantes e Enes Cândido.
Todos acompanham a comitiva em missão internacional na China, com o objetivo de atrair mais investimentos estrangeiros para o estado em busca de aumentar a geração de empregos e renda em Minas.